Notícias e novidades

Higex

Você sabe o que significa Fulfillment e a importância para sua empresa? 

13/07/2023 - news
Você sabe o que significa Fulfillment e a importância para sua empresa? 

Fulfillment refere-se ao processo de preparação e entrega de pedidos aos clientes, este processo inclui as etapas de armazenagem, embalagem, rotulagem e organização de uma transportadora para entregar as mercadorias.

Também envolve fornecer atendimento ao cliente, rastrear pedidos, gerenciar devoluções e processar pagamentos para a empresa que contrata este serviço.

Portanto, fulfillment é uma ferramenta que integra as áreas de logística, operações e atendimento, proporciona uma administração compartilhada, a previsibilidade de prazos de entrega e de aquisição de novos estoques.

A empresa que presta serviço fulfillment deve possuir um espaço físico apropriado, a maioria delas não é projetada para armazenar estoque por mais de alguns meses, pois a ideia é oferecer soluções de atendimento simples, práticas e realizar o processamento de pedidos no menor tempo possível.

Como surgiu o Fulfillment?

Há um tempo atrás existiam muitas empresas que tinham muitos produtos para armazenar e enviar, consequentemente, tinham que lidar com a organização do armazenamento, preparação para envio, e envio de cada item para um cliente individual, isso significava um problema para as empresas, pois demandava de tempo e espaço, e desacelerava o processo de fazer negócios.

Foi quando começaram a surgir empresas de atendimento de pedidos, fulfillment, as quais agora são um dos meios mais populares pelos quais uma ampla variedade de empresas em todo o mundo distribui seus produtos.

Importância e benefícios do Fulfillment para sua empresa:

O serviço fulfillment, cumpre uma função muito importante pois permite que as empresas deleguem suas operações da cadeia de suprimentos, isso economiza tempo e recursos para se concentrar em outras áreas de crescimento, como marketing, contabilidade, pesquisa e desenvolvimento de produtos.

Além disso, fulfillment fornece às empresas flexibilidade para atender às demandas de diferentes temporadas de vendas. Um operador especializado em fulfillment é capaz de se adaptar à variabilidade da demanda dos clientes dependendo de suas necessidades, por exemplo, aumentando ou diminuindo a área de armazenamento ou o número de funcionários.

O operador, também, prepara relatórios sobre suas atividades, para a empresa que contrata o serviço fulfillment, disponibilizando informação sobre o volume de vendas, número de devoluções, reclamações, etc.

Fulfillment proporciona um adequado gerenciamento de estoque e permite a implementação de um processo consistente de coleta, embalagem, envio e sistemas de rastreamento integrados. Esta rede robusta também ajuda a reduzir os custos de envio.

Por outro lado, gera maior nível de confiança por parte do consumidor, uma vez que fornece uma qualidade standard de produtos acabados e a entrega é garantida em qualquer cidade do território nacional na qual atua o parceiro logístico.

 

Etapas do Processo Fulfillment:

  • Recebimento de pedidos de clientes: os pedidos entram na empresa que elabora os produtos por meio de vários canais como o site da empresa ou por meio de um mercado de comércio eletrônico. Esses pedidos serão enviados para a equipe do fulfillment para iniciar o processamento.

 

  • Processamento de pedidos: com o pedido do cliente em mãos, a equipe fulfillment deve localizar cada produto dentro do depósito, seguindo as técnicas adequadas de gerenciamento de estoque.

 

  • Acondicionamento do pedido: depois de processar o pedido do cliente, é hora de separar, embalar e rotular.

 

  • Envio: os produtos já preparados, são levados para um local onde são colocados em embalagens de comércio eletrônico.

O pedido agora está pronto para envio e será enviado pelo serviço de remessa da empresa, por uma transportadora terceirizada ou enviado para remessa a granel no exterior. Uma data estimada de chegada também será gerada e enviada ao cliente.

 

  • Rastreamento de pedidos: depois que o pedido é separado, embalado e enviado, os clientes tem a opção de rastreá-los.

 

  • Processamento de devoluções de clientes: se os clientes devolvem o pedido, a equipe fulfillment é responsável em parte pelo processamento dessas devoluções.

A parte financeira da devolução passará para a empresa produtora, e a equipe fulfillment deverá inspecionar os produtos e realocá-los no depósito. Esses produtos devem ter um tratamento especial, pois valem menos e não podem ser vendidos como novos.

Fulfillment, é uma área de atuação relativamente nova dos prestadores de serviços e está constantemente se atualizando.

As empresas fulfillment estão expandindo os serviços para seus clientes com atividades como o reparo ou renovação de produtos devolvidos, serviços financeiros e contábeis, centros de contato, programas de fidelidade, cupons, é também outros serviços oferecidos de acordo as preferencias de cada cliente como anexar manuais de instruções, folhetos em um idioma selecionado, etc.

Referências bibliográficas:

  • Kawa. Fulfillment Service in E-Commerce Logistics. Scientific Journal of Logistics. LogForum. 2017.
  • Martins. Análise das estratégias de dropshipping e fulfillment no gerenciamento da cadeia de suprimentos de um e-commerce. Universidade Federal De Santa Catarina. Joinville. 2020.
  • L. Croxton. The Order Fulfillment Process. The Ohio State University. The International Journal of Logistics Management. Volume 14, Number 1 2003.
  • F. de Andrade. Terceirização De Operação E-Fulfillment em microempresas De Comércio Eletrônico Universidade Estácio – Recife. 2019.
Compartilhe no Facebook Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Twitter
Acesse nossos produtos Acesse nossos produtos Whatsapp Whatsapp