Notícias e novidades

Higex

ESG: Os impactos na indústria de alimentos e bebidas

25/04/2023 - news
ESG

O ESG é a sigla em inglês de Environmental, Social and Governance, que pode ser traduzido como: Ambiental, Social e Governança.

O termo ESG surgiu na publicação do Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU), em parceria com o Banco Mundial, titulada Who Cares Wins: Quem se importa, vence.

Trata-se de um conjunto de práticas ambientais, sociais e de governança de uma organização cujo objetivo é contribuir para a construção de um mundo melhor, com mais justiça, igualdade e maior responsabilidade ambiental, pensando também nos aspectos econômicos.

As práticas ESG têm grande impacto para a indústria, estão diretamente ligadas à nova realidade da indústria de alimentos e bebidas, pois no contexto atual global, ter projetos socioambientais, e compreender que o planeta é nossa única fonte de matéria-prima e recursos é fundamental para que a empresa prospere e perdure ao longo dos anos. Seguir os valores da ESG é a própria sustentabilidade empresarial.

Pilares da ESG:

Ambiental: este pilar da ESG inclui práticas desenvolvidas para minimizar os impactos ambientais causados pelas atividades industriais, como, utilizar conscientemente os recursos naturais, reduzir as emissões, evitar a poluição de cursos de água, gerenciar corretamente os resíduos gerados, compensar impactos, etc.

Social: é outro pilar muito importante da ESG, envolve questões relativas aos Direitos Humanos. Inclui ações como garantir que o ambiente de trabalho seja harmonioso e humanizado, promover o crescimento pessoal e profissional dos funcionários da empresa, promover a inclusão social, lutar contra a discriminação, investir em saúde e segurança, etc.

Este pilar da ESG, abrange não apenas os funcionários da empresa, mas também a sociedade, sendo importante adotar ações que contribuem para o bem estar da comunidade, como promover o voluntariado, cuidar do meio ambiente onde a comunidade está inserida, etc.

Governança: a governança corporativa é a forma como as instituições são geridas e incentivadas, compreendendo os relacionamentos entre todos os stakeholders, como diretoria, funcionários, clientes, fornecedores, órgãos de fiscalização e controle e demais partes interessadas (Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC), 2015).

É o pilar da ESG que diz respeito à cultura organizacional e ética dentro do negócio. Uma política de governança bem estabelecida é fundamental para que exista boa comunicação e objetivos organizacionais claros e convergentes logrando um bom desempenho dos negócios. A governança inclui todas as questões relacionadas à gestão, reuniões, questões de agenda, corrupção, transparência, compliance, etc.

Importância da ESG para a indústria de alimentos e bebidas:

A indústria de alimentos e bebidas utiliza diversos recursos proporcionados pela natureza para seu processo produtivo e elaboração de produtos, causando diversos impactos ambientais.

Os impactos ambientais causados pela atividade industrial se tornam cada vez mais perceptíveis e são temas de grande interesse público atualmente.

Estes impactos estão relacionados com as mudanças climáticas como aumento do calor no verão, frios cada vez mais intensos no inverno, inundações, tormentas mais fortes, chuvas mais agressivas, etc. devido à contaminação ambiental de cursos de água, emissão de gases, gestão incorreta de resíduos, deflorestação, acarreando também possível escassez de recursos.

Além disso, o constante crescimento populacional, o aumento no consumo de alimentos e as novas demandas do consumidor e da sociedade moderna, que precisam ser atendidas com produtos mais saudáveis, acessíveis e ecológicos, outorga mais ênfase na importância de aplicar práticas ESG na produção de alimentos e bebidas.

As industrias nesta área, cumprem um papel muito valioso para o futuro do planeta, por isso a adoção de práticas ESG se torna fundamental. Cuidar do bem estar e saúde dos recursos humanos, utilizar conscientemente os recursos naturais sem afetar as gerações futuras e gerir adequadamente as organizações são fatores determinantes para o sucesso de qualquer negócio.

Benefícios de adotar práticas ESG nas indústrias de alimentos e bebidas:

Atualmente, ESG é utilizado para medir o desempenho sustentável das empresas e de acordo com várias pesquisas, grande parte da população brasileira prefere comprar de empresas com práticas sustentáveis, mesmo que, isso signifique pagar mais caro.

Como consequência as práticas ESG geram grandes oportunidades de crescimento para as indústrias, contribuem para a conquista de grupos de consumidores que tenham os mesmos valores de sustentabilidade e ajudam a ganhar destaque e competitividade no mercado.

Adotar práticas ESG, ajuda a preservar os recursos naturais, reduzir custos e desperdícios, mitigar impactos e riscos, e estabelece uma cultura de sustentabilidade entre as partes interessadas da empresa beneficiando toda a comunidade.

ESG, também traz vários benefícios para os funcionários já que gera oportunidades de crescimento, promove a igualdade e inclusão, também cria motivação e satisfação ao trabalhar numa empresa que se preocupe com o meio ambiente, e que contribua para uma qualidade de vida melhor em todo o mundo.

Como implementar o ESG nas indústrias de alimentos e bebidas?

A disponibilidade de recursos naturais e diversidade de opções sustentáveis dão às indústrias de alimentos e bebidas do país excelentes oportunidades para se desenvolver de forma sustentável, adotando estratégias ESG que combina crescimento econômico, respeito aos Direitos Humanos e preservação do meio ambiente.

Para seguir os valores da ESG, é importante criar uma equipe encarregada de elaborar, discutir e aplicar práticas ESG de forma segura e acertada, sendo importante que a equipe receba treinamento para garantir que o trabalho realizado seja adequando à situação da empresa.

É necessário definir as ações para cada setor da empresa, para isso, os funcionários devem receber palestras onde serão divulgadas as informações necessárias para a aplicação das práticas ESG.

Também é importante adotar indicadores para controlar o desempenho das atividades, e implementar melhorias. Por outro lado, é fundamental investir em canais de comunicação entre a empresa e seus funcionários, clientes, fornecedores, comunidade, etc. desta forma é possível garantir a transparência da empresa enquanto as atividades que possam afetar as partes interessadas.

Finalmente, deve-se pensar em certificar os processos e produtos a modo de demonstrar para as partes interessadas, que a empresa verdadeiramente está aplicando práticas ESG.

Práticas ESG que podem ser aplicadas na indústria de alimentos e bebidas:

A aplicação de estratégias ESG na indústria alimentícia é registrada por ações direcionadas à:

  • Economia circular;
  • Gestão de resíduos sólidos, logística reversa, gestão de efluentes;
  • Uso consciente de recursos como água, energia, combustíveis, matéria prima;
  • Redução das emissões de carbono;
  • Redução e compensação de impactos;
  • Criação de produtos e processos ecológicos;
  • Desenvolver projetos sociais de apoio às comunidades;
  • Respeito aos Direitos Humanos e às leis trabalhistas;
  • Inclusão social;
  • Combate as formas de discriminação;
  • Políticas anticorrupção;
  • Criação de ambientes de trabalho seguros, harmoniosos, colaborativos;

Referências Bibliográficas:

  • Pacto Global. Rede Brasil, disponível em: https://www.pactoglobal.org.br/pg/esg
  • R. De Carvalho Souza. Identificação das práticas sustentáveis em empresas alimentícias. Universidade Federal De Alfenas -MG. 2018.
  • Critérios ESG e sua importância para as pequenas empresas. SEBRAE.
  • ESG: uma revisão integrativa. Disponível em: https://engemausp.submissao.com.br/23/arquivos/12.pdf
  • Sustentabilidade na indústria da alimentícia. Associação Brasileira das Indústrias de alimentação. Confederação Nacional da Indústria. Brasília. 2012.
  • M. Rosa; G. L. G. Teixeira; R. D. Santos; S. D. Pereira. A importância e consequência da produção sustentável para a sociedade. Anais do IX Simpósio de Engenharia de Produção de Sergipe- ISSN 2447-0635. 2017.

 

Compartilhe no Facebook Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Twitter
Acesse nossos produtos Acesse nossos produtos Whatsapp Whatsapp