Notícias e novidades

Higex

Como fazer a descontaminação do ar a seco na indústria?

07/01/2022 - news

A importância da qualidade do ar em uma indústria de alimentos:

A indústria de alimentos é um dos setores mais exigentes em relação a qualidade do ar. O ar é o um veículo muito propício para o arraste de partículas físicas, químicas e biológicas por isso manter a qualidade do mesmo é importante para garantir a segurança da matéria prima, produtos, embalagens, e a saúde dos consumidores e funcionários da empresa.

Na indústria de alimentos são requisitos essenciais o controle de partículas prejudiciais, de micro-organismos como bactérias, fungos, esporos, vírus, e da temperatura e umidade do ambiente.

Um ambiente com contaminação do ar gera problemas de qualidade e segurança nos produtos. Um alto grau de umidade pode condensar nas superfícies e promover o aparecimento de fungos, proliferação de bactérias, deterioração das instalações, corrosão do sistema de tubulação e equipamentos, danos aos controles pneumáticos levando a paralisações, ferrugem e aumento do desgaste do equipamento de produção. Além disso, muitos alimentos são altamente higroscópicos, absorvem a umidade do ambiente, o que prejudica suas características e diminui a validade do mesmo.

A qualidade do ar deve manter-se estável, em todos os setores da indústria, produção, envasado, armazenamento.

Métodos para desinfeção do ar a seco:

Como já mencionamos, a umidade é o grande inimigo a se vencer nas indústrias alimentícias. Para descontaminar o ar industrial, controlando a umidade do ambiente são necessários métodos de higienização especiais, é nesses casos que a descontaminação a seco deve ser aplicada.

A descontaminação do ar a seco não utiliza água ou produtos líquidos e pode ser feito empregando distintos métodos:

  • Ventilação:

É importante assegurar uma ventilação adequada com fluxos de ar nas diferentes áreas da indústria. A ventilação é um método de descontaminação fundamental para regular fatores como temperatura e umidade dos ambientes, movimentando partículas suspensas no ar evitando o acumulo delas.

Uma circulação de ar apropriada pode eliminar a maioria dos problemas de qualidade do ar em uma indústria.

  • Filtro de ar:

Por médio de um processo de filtragem do ar, as partículas e micro-organismos são capturados e retidos no filtro, a eficiência desse método depende do tipo de filtro escolhido para o qual é necessária uma análise previa dos tipos e tamanhos de contaminantes presentes no ambiente. A pureza do ar necessária em cada indústria varia, portanto, é importante adquirir o sistema de filtro industrial ideal para cada situação.

  • Fumígeno:

Um fumígeno é um desinfetante a base de fumaça, utilizado no controle microbiológico. A fumaça atua como meio de transporte do princípio ativo, e permite sua aplicação em superfícies, em locais altos e de difícil acesso, além disso ajuda a purificar e desinfetar o ambiente em geral, sendo ideal para áreas a serem desinfetadas onde o uso de água não é recomendado ou a umidade pode ser um problema.

É um método altamente eficaz sobretudo pelo fato de não produzir umidade ao efetuar a sua aplicação. A aplicação é muito pratica, pois bastará apenas acionar ou acender o pavio deste produto e deixá-lo agir no espaço onde se encontra.

  • Equipamentos de radiação ultravioleta:

Os equipamentos de radiação ultravioleta são utilizados para purificação do ar. A radiação ultravioleta (UV) altera o DNA dos micro-organismos, bloqueia a reprodução celular e ocasiona a morte dos mesmos. Estes equipamentos funcionam a través de um ventilador embutido onde o ar é introduzido para dentro do duto e forçado a passar através das lâmpadas UV, eliminando os micro-organismos prejudiciais presentes no ambiente. Este é um método inofensivo para as personas presentes no local, e não afeta a umidade do ambiente.

  • Descontaminação de sistemas de ar acondicionado:

A má qualidade do ar nos locais fechados, se deve principalmente à má higienização dos aparelhos de ar condicionado e a falta de controle periódico. Estes sistemas de ar acondicionado devem ser mantidos livres de poluentes, para evitar que estes contaminem o ar durante seu funcionamento. Além da limpeza dos filtros é preciso estar sempre atento à limpeza da bandeja de condensado, existem produtos que formam gel que são aplicados nessas bandejas para controlar o desenvolvimento de microrganismos prejudiciais, e evitar a formação de incrustações.

  • Ozonização:

O ozônio é um gás oxidante de alto poder para combater micro-organismos e degradar causadores de odores. O ozonizador de ar é um aparelho que libera uma grande quantidade de descargas elétricas no ambiente, e como resultado quebra as moléculas de oxigênio, dividindo-as e produzindo moléculas de gás ozônio que atuam como antimicrobianos.

Como garantir a qualidade do ar:

Para garantir a qualidade adequada do ar os aspectos a avaliar são: tipos de contaminantes, tamanho, e quantidade, que variam significativamente dependendo do tipo de indústria, temperatura e umidade.

Também deve ser levado em consideração as possíveis fontes de contaminação como fluxo de produtos, matérias primas e resíduos, fluxo de pessoas em todas as fases do processo produtivo, e o ambiente externo da indústria. Avaliar quais são as possíveis fontes de contaminação é fundamental para inicialmente focar os esforços na sua redução.

Portanto analisar esses aspectos permitirá escolher o equipamento ou produto de descontaminação correto para manter a pureza do ar indicada para cada ambiente industrial.

Também é necessário estabelecer programas adequados de limpeza e desinfeção, que incluam higienização periódica do ambiente, atingindo pontos de difícil acesso, que não são considerados nos procedimentos de higiene diária, e monitoramento constante que incluam atividades de manutenção preventiva para filtros, registros de limpeza, substituição de peças, etc.

Os programas de limpeza devem incluir a realização de testes microbiológicos para validação dos métodos de higienização. Estes testes podem ser realizados por meio da técnica de sedimentação do ar em placas de Petri contendo meio de cultura específico para o tipo de microrganismo que se deseja verificar, e deve ser realizado em pontos específicos da indústria. Geralmente os microrganismos avaliados são os mesófilos aeróbios, fungos e leveduras. Existem, também, equipamentos que fazem a sucção do ar para uma placa de Petri com o meio de cultura.

Por outro lado, é fundamental mencionar que a indústria deve ter sistemas de ventilação que permitam o fluxo de ar positivo nos diferentes setores que ajude a manter a qualidade do ar.

Referências bibliográficas:

  • Como avaliar a qualidade do ar ambiente em indústrias de alimentos. Food Safety Brazil. 2017.
  • Qualidade do Ar em Ambientes de Produção de Alimentos. E-Food.2020.
  • Trotta Consulting, S.L – Manual de Manipuladores de Alimentos para Industrias, 5ª Edición. 2005.

Boas práticas de armazenagem na indústria de alimentos. Embrapa. 2000

Compartilhe no Facebook Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Twitter
Acesse nossos produtos Acesse nossos produtos Whatsapp Whatsapp