Notícias e novidades

Higex

Como a Manutenção Produtiva Total pode colaborar com a Segurança de Alimentos:

29/03/2023 - news
Como a Manutenção Produtiva Total pode colaborar com a Segurança de Alimentos:

A Manutenção Produtiva Total (TPM-Total Productive Maintenance), ou metodologia TPM é uma filosofia japonesa cujo objetivo é atingir a máxima eficácia do processo produtivo, maximizar o ciclo de vida útil dos equipamentos aproveitando os recursos existentes, alcançar a qualidade desejada dos produtos contribuindo com a segurança de alimentos e proporcionar as condições para que os processos sejam capazes de operar de forma padronizada e sem interrupções imprevistas.

 

A Manutenção Produtiva Total requer de muito treinamento, disciplina, higiene, e envolve a participação de todos os setores da empresa, principalmente produção e manutenção (NAKAJIMA, 1989).

 

Um dos objetivos da metodologia TPM é promover uma cultura na qual os operadores se sintam responsáveis pelas suas máquinas, aprendendo mais sobre elas, podendo assim prover pequenos reparos e dar diagnóstico de problemas (BRANCO FILHO, 2003; BELINELLI, 2009).

 

A metodologia TPM promove a quebra zero que busca a confiabilidade nos equipamentos, defeito zero que busca pela qualidade total do produto e segurança do alimento, e acidente zero, que busca pela segurança das pessoas e meio ambiente.

 

Manutenção Produtiva Total e Segurança de Alimentos:

 

A segurança de alimentos engloba as práticas que garantem que o alimento não causará danos à saúde do consumidor. A metodologia TPM está ao serviço da segurança de alimentos, já que em cada passo existem ferramentas que podem ser interligadas com as práticas de segurança de alimentos e proporcionam redução de defeitos e reclamações dos consumidores, eliminação de contaminações, melhores práticas de higiene e inspeção.

 

Pilares da Manutenção Produtiva Total:

 

A Manutenção Produtiva Total está composta por pilares, cada pilar é importante, caso algum não seja desenvolvido, todo o conjunto pode ser prejudicado. Alguns pilares da metodologia TPM tem um papel especial na segurança de alimentos.

 

  1. Manutenção Autônoma: implica capacitar aos funcionários em pequenos grupos denominados grupos autônomos, com objetivo de que cada funcionário cuide de seus equipamentos, identifique problemas, perdas e implante melhorias.

O funcionário é capacitado em higiene, inspeção, lubrificação, pequenos reparos, controles estatísticos, entre outras.

 

  1. Manutenção Planejada: implica a realização de inspeções mais robustas, análises de quebras, aplicação de manutenções preventivas, preditivas e planejadas. Tem por objetivo aumentar a eficiência do departamento de manutenção identificando, eliminando e prevenindo as quebras dos equipamentos.

 

  1. Educação e Treinamento: o treinamento dos funcionários é fundamental pois o conhecimento e a compreensão da metodologia TPM são essenciais para o funcionamento de todos os pilares.

 

  1. Melhorias Específicas: este pilar da metodologia TPM, consiste em identificar a maior perda de um equipamento ou de um processo, seja ele produtivo ou administrativo, atacá-la sistematicamente até que a perda seja zerada. O trabalho deve ser realizado em grupo, com o apoio de especialistas quando necessário.

 

  1. TPM Office: pode-se considerar que um escritório é uma fábrica de informações, onde entram insumos (informações de entrada), estes insumos são processados e transformados em um produto (informações de saída). Este pilar tem como objetivo eliminar as perdas nos processos administrativos de escritório e melhorar a eficiência e as informações de saída.

 

  1. Manutenção da Qualidade: o objetivo é identificar e prevenir erros no processo de produção para garantir a qualidade dos produtos, segurança de alimentos (no caso de indústrias alimentícias), padronizar os processos e atingir a meta de zero defeito.

Neste pilar o time de qualidade investiga e analisa as variáveis dos processos e equipamentos que podem levar a bloqueios e perdas. Com isso, são determinadas ações e soluções visando a qualidade final do produto.

 

  1. Controle Inicial: aqui todos os conhecimentos e informações adquiridos dos demais pilares da metodologia TPM, são base para novos projetos, novas aquisições de equipamentos e mudanças nos processos.

 

  1. Segurança, Higiene e Meio Ambiente: este pilar da metodologia TPM, tem como objetivo a prevenção de acidentes, pessoais ou acidentes ambientais, atuando para eliminar as condições inseguras e os atos inseguros.

São ações voltadas para segurança operacional dos equipamentos, desenvolvimento de processos de manutenção que elevam a segurança das atividades, melhorias nos ambientes de trabalho, melhoria na iluminação e sinalização, adequação de funcionários e instalações às normas e desenvolvimento de sistemas de coleta seletiva de resíduos provenientes das manutenções.

 

Benefícios de aplicar a Manutenção Produtiva Total:

 

  • Garante a segurança de alimentos na indústria alimentícia: equipamentos em bom estado de funcionamento e higiene, garantem produtos de qualidade desejada e seguros para a saúde do consumidor.
  • Reduz os custos: diminui os defeitos dos processos, impactando em menos ações corretivas e menos reclamações dos clientes. A redução de custos obtida através da metodologia TPM tem relação direta com o aumento de investimentos, o que beneficia os acionistas, os funcionários e a comunidade ao entorno da empresa
  • Aumenta a segurança do trabalho: o setor produtivo higienizado e em boas condições de operação propicia maior segurança, confiança e motivação aos funcionários.
  • Melhora o ambiente de trabalho: o ambiente de trabalho limpo, seguro e organizado através de atividades da manutenção autônoma, melhoram o nível de trabalho dos funcionários, e a relação entre pessoas e equipamentos.
  • Promove o desenvolvimento profissional: a metodologia TPM desenvolve novas habilidades, aumenta a autoconfiança e sugestões de melhorias por parte dos funcionários e promove o crescimento profissional.
  • Aumenta a vida útil e confiança nos equipamentos: através de ações de prevenção e melhorias específicas nos equipamentos, eles têm intervalos de tempo maiores de uma falha para outra o que resulta em maior disponibilidade e velocidade de produção.
  • Aumenta a valorização das instalações: instalações bem mantidas têm maior valor de mercado.
  • Preservação do Meio Ambiente: com o bom regulamento dos equipamentos e instalações, há economia de recursos naturais e diminuição dos impactos ambientais (SLACK et al. 2002).

 

Referências Bibliográficas:

 

  • De Oliveira Coneglian; D. De Andrade Rodrigues De Souza; M. Siqueira Neto; S. Nunes Dos Santos. TPM- “Total Productive Maintenance”: estruturação da manutenção planejada para o “Zero Quebra”. Ling. Acadêmica, Batatais, v. 7, n. 2, p. 107-124, 2017.
  • A. Sampaio. Manutenção Produtiva Total.
  • H. Bastos Virgílio. Manutenção produtiva total no melhoramento produtivo organizacional. Universidade Federal De Uberlândia. MG. 2018.
  • W. A. Cury Netto. A importância e a aplicabilidade da manutenção produtiva total (TPM) nas indústrias. Juiz De Fora, MG – Brasil. 2008.
  • F. Teixeira Melo; M. Johnny Loos. Análise da metodologia da manutenção produtiva total (TPM): estudo de caso. Revista Espacios. Vol. 39 (Nº 03) Ano 2018 Pág. 13.
  • A. Alves de Resende; L. Ponsoni Dias. Manutenção produtiva total (TPM): considerações sobre casos de sucesso. XXXIV encontro nacional de engenharia de produção. Curitiba, PR, Brasil, 07 a 10 de outubro de 2014.

 

 

Compartilhe no Facebook Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Twitter
Acesse nossos produtos Acesse nossos produtos Whatsapp Whatsapp