Notícias e novidades

Higex

Etapas importantes para a limpeza correta de ralos industriais:

01/12/2022 - news
Etapas importantes para a limpeza correta de ralos industriais:

Características do ralo:

O ralo é uma das peças que forma parte do sistema de drenagem das indústrias, é instalado no chão e está formado pelo corpo que recebe e conecta pontos de coleta de água e de esgoto e os direciona para as tubulações de esgoto. Todo ambiente que necessita de escoamento de água deve ter um ralo.

O ralo possui uma grelha ou tampa que evita que partículas grandes de sujeira entrem e se acumulem na tubulação causando entupimento, por outro lado evita que insetos e certos animais consigam entrar por meio do encanamento até as áreas industriais.

Os perigos dos ralos sujos:

Em indústrias de processamento de alimentos os ralos são o receptor de diversos tipos de sujidades, resíduos de produto alimentar, partículas, soluções detergentes, desinfetantes etc.

Devido ao fato de receber diferentes tipos de líquidos e sujidades, é considerado uma área crítica sendo uma das maiores fontes de contaminação da indústria de alimentos, já que gera as condições ambientais ideais para a proliferação de microrganismos como Listeria spp., Salmonella spp., Escherichia Coli etc.

Estes microrganismos podem eventualmente se espalhar, levando à contaminação das demais áreas da instalação.

Por outro lado, um ralo sujo representa um risco potencial, onde mesmo um pequeno bloqueio pode causar vazamentos ou grandes interrupções nas operações, gerando grandes perdas para a indústria.

Limpeza e desinfeção do ralo:

Conforme mencionado anteriormente, a limpeza dos ralos é de vital importância nas indústrias alimentícias.

Primeiramente é importante limpar equipamentos, instalações e o chão, finalmente, deve ser feita minuciosamente a limpeza do ralo.

O processo de limpeza pode variar dependendo do sistema.

É importante saber que é necessário evitar ter qualquer produção de alimentos em operação quando a limpeza estiver sendo feita.

Para limpar ralos industriais as seguintes etapas devem ser realizadas:

• Remoção grosseira de sujeira: compreende na retirada da tampa ou grelha e na remoção da sujeira, sendo necessário a extração de resíduos grandes do canal de drenagem, para evitar bloqueios, desta forma a água pode fluir sem problemas pelo sistema. É importante certificar-se de que todos os resíduos sólidos sejam removidos completamente antes da limpeza.

• Desmontagem das partes móveis: desmontar as partes moveis e proceder a limpeza delas.

• Pré-enxágue: realizar um primeiro enxague que vai ajudar a melhorar a limpeza na próxima etapa.

• Aplicação do detergente: normalmente é utilizado um detergente alcalino para remover qualquer tipo de resíduo restante; esfregar o ralo e as grelhas até ficarem visualmente limpos. Porém, indicamos o uso de produto enzimático no ralo e tubulação, para remoção das incrustações aderidas. Principalmente nas tubulações, devido à dificuldade do acesso para limpeza mecânica.

• Enxague: realizar um enxague final antes de aplicar uma solução desinfetante.

• Aplicação do desinfetante: escolher o produto ideal para a higienização garante que o ralo do piso seja tão limpo e higiênico quanto o restante das instalações. É recomendável que o produto contenha desinfetantes com efeito residual, como quaternários.

Optar por produtos inovadores que utilizam tecnologias avançadas e que foram especialmente desenhados para higienização de ralos, possui várias vantagens como garantir o combate aos microrganismos, eliminar odores e inclusive remover o acúmulo de resíduos gordurosos.

Atualmente, existe no mercado uma barra gelatinosa com desinfetante, que é colocada dentro do ralo após a higienização. Essa barra tem a função de manter o ralo sem contaminação vinda do sistema de drenagem.

Outras informações importantes:

A limpeza e manutenção devem ser feitas periodicamente nos ralos e encanamentos.

É importante saber que não devem ser utilizadas mangueiras de spray ou mangueiras de alta pressão para lavar o chão e ralos, já que partículas e microrganismos podem se espalhar pela área de produção de alimentos por meio das gotículas de água.

As ferramentas e equipamentos que foram utilizados para a limpeza do ralo devem ser limpas também para reduzir a probabilidade de contaminação adicional.

Por outro lado, o desenho correto do sistema de drenagem para linhas de processamento de alimentos faz toda a diferença em seus procedimentos de limpeza. A inclinação da linha de drenagem e um fator clave que pode aumentar as chances de acúmulo de resíduos. O projeto não deve permitir o acúmulo de água residual e produtos, e devem ser de fácil remoção e/ou montagem, as estruturas em aço inoxidável são as mais recomendas.

Referências Bibliográficas:

• The importance of clean drainage in food manufacturing facilities. Food Safe Drains.
• Ultimate Guide to Sanitary Drains for Food Manufacturers. Drains are often home to some of the nastiest bacteria imaginable. 2022.
• Como limpar ralos industriais corretamente? Food Safety Brazil. 2017.
• Guide to Hygienic Drainage Performance. The importance of hygienic drainage in food and drink manufacturing. Whitepaper. 2020.
• P Madsberg. Self-cleaning and flow in drainage systems Ehedg Year Book. 2018.

Compartilhe no Facebook Compartilhe no Whatsapp Compartilhe no Twitter
Acesse nossos produtos Acesse nossos produtos Whatsapp Whatsapp